lógica matemática - translation to ρωσικά
Display virtual keyboard interface

lógica matemática - translation to ρωσικά

EXERCÍCIOS DE PROPOSIÇÃO
Lógica Matemática; Matemática lógica

lógica matemática         
математическая логика
lógica matemática         
математическая логика
literal         
Literais (Lógica Matemática); Literal; Literal lógica; Literais (lógica matemática); Literal (lógica)
мат. буквенный

Ορισμός

literal
adj (lat litterale)
1 Que acompanha rigorosamente a letra dos textos; que atende com rigor à seqüência natural e imediata das palavras e frases: Tradução literal.
2 Rigoroso, formal.
3 Restrito.
4 Claro, evidente, terminante.
5 Álg Diz-se das quantidades expressas por letras: Quantidades literais.

Βικιπαίδεια

Lógica matemática

A lógica matemática é uma subárea da matemática que explora as aplicações da lógica formal para a matemática. Basicamente, tem ligações fortes com matemática, os fundamentos da matemática e ciência da computação teórica. Os temas unificadores na lógica matemática incluem o estudo do poder expressivo de sistemas formais e o poder dedutivo de sistemas de prova matemática formal.

A lógica matemática é muitas vezes dividida em campos da teoria dos conjuntos, teoria de modelos, teoria da recursão e teoria da prova. Estas áreas compartilham resultados básicos sobre lógica, particularmente lógica de primeira ordem, e definibilidade. Na ciência da computação, especialmente na classificação ACM, onde ACM vem do inglês (Association for Computing Machinery), lógica matemática engloba tópicos adicionais não descritos neste artigo; ver lógica em ciência da computação para este tópico anterior.

Desde o seu surgimento, a lógica matemática tem contribuído e motivado pelo estudo dos fundamentos da matemática. Este estudo foi iniciado no final do século XIX, com o desenvolvimento de arcabouço axiomático para geometria, aritmética e análise. No início do século XX a lógica matemática foi moldada pelo programa de David Hilbert para provar a consistência das teorias fundamentais. Os resultados de Kurt Godel, Gerhard Gentzen, e outros, desde resolução parcial do programa, e esclareceu as questões envolvidas em provar a consistência. O trabalho na teoria dos conjuntos mostrou que quase toda a matemática ordinária pode ser formalizada em termos de conjuntos, embora existam alguns teoremas que não podem ser demonstrados em sistemas axiomáticos comuns para a teoria dos conjuntos. O trabalho contemporâneo nos fundamentos da matemática, muitas vezes se concentra em estabelecer quais as partes da matemática que podem ser formalizadas, em particular, sistemas formais (como em matemática reversa) ao invés de tentar encontrar as teorias em que toda a matemática pode ser desenvolvida.